A Educação Básica produz e compartilha conhecimentos; pesquisa, observação e problematização fazem parte de seu cotidiano pedagógico-escolar. A cientificidade está presente em seus processos de ensino e aprendizagem, nos conteúdos, preceitos teóricos e metodológicos. O fazer docente no ensino básico não se faz de improvisos, mas de uma ação séria, científica, investigativa que ocorre fora e dentro da sala de aula. Essa relevância e percepção podem ser compreendidas através da ponte que se tem construído entre escolas e universidades por meio de projetos, tais como: a Residência Pedagógica, o PIBID. Dentre outras ações conjuntas que são desenvolvidas, principalmente, nas escolas públicas, estreitando cada vez mais os laços entre o ensino básico e superior; ao passo que dá visibilidade às produções científicas escolares. Cujas produções são objetos de estudos de diversas pesquisas nas universidades, de graduações a pós. A partir disso, esta proposta de grupo de trabalho tem como finalidade receber estudos de caso, relatos de experiência, pesquisas concluídas ou em andamento que versem sobre o papel da Educação Básica na construção de saberes, sejam eles docentes, pedagógicos, metodológicos, temáticos. Compreende-se que a escola gera, gerencia e propaga cientificidade e conhecimento.
Coordenadores:
Me. Marcila de Almeida (ECT)
Me. Michelle Santino Fialho (ECT)